sexta-feira, 28 de junho de 2013

Dia do Desafio 2013 registrou a movimentação de 30% da população

Com 4.420 habitantes realizando pelo menos 15 minutos de atividade física, nosso município atingiu a excelente marca de quase um terço da população em movimento. Apesar da grandiosidade dos números, Itaporanga não conseguiu vencer a adversária, que atingiu 40% de participação.
Mas o que fica registrado no ano de 2013 foi a grande integração entre a Coordenadoria de Esportes de Itaporanga e as escolas municipais, estaduais e particulares, além das entidades como APAE, Lar São Vicente de Paula e CRAS, que não mediram esforços para que as atividades fossem executadas com excelência e com a participação de grande parte dos alunos.
Foi implantado o projeto “Dia do Brincar” nas escolas da rede municipal e na APAE, propiciando mais alternativas de atividade física para seus alunos e funcionários.
Também foi feito o trabalho de conscientização dos valores da atividade física junto às pessoas, através do Supervisor do Departamento de Esportes de Itaporanga Thiago Macedo.
“Conversando com os responsáveis pelas escolas e entidades, eles se mostraram abertos a dar continuidade nesse processo de inclusão da atividade física no cotidiano de seus alunos e funcionários, já que é notória a satisfação demonstrada por todas as pessoas no momento da prática dessas atividades, desde um leve alongamento, uma caminhada, uma dança, atividade aeróbica. E esse é o principal objetivo do Dia do Desafio, que toda a comunidade continue praticando exercício físico, nem que sejam apenas 15 minutos diários, que já terão grandes benefícios na própria saúde.
Parabéns a todas as escolas e entidades que participaram desse Dia de muita festa que, apesar da chuva que caiu durante todo o dia, não desanimou e que no ano de 2014 a cidade de Itaporanga possa alcançar mais pessoas, até que a maioria da cidade esteja com hábitos diários de praticar atividade física", finalizou Thiago



CRAS faz palestra sobre alimentação saudável

Nos meses de abril e maio, o CRAS de Itaporanga e o PSF Alvorada, promoveram palestras sobre Alimentação Saudável para as crianças e adolescentes que participam do Projeto Social Municipal “Casa do Pequeno Aprendiz” e Grupos de Convivência do CRAS.
Nesse evento foi destacado a importância da alimentação associada  a prática de atividades físicas  para o bom funcionamento do organismo e uma vida com qualidade, que auxilia na prevenção de doenças como hipertensão, diabetes, entre outras.
Na ocasião foram distribuídas cartilhas contendo a relação das principais vitaminas, seus benefícios, suas fontes e receitas para um alimentação saudável.
Além das palestras o CRAS e o Lar São Vicente de Paulo, promoveram uma atividade de integração e descontração entre os idosos, com uma tarde de dança ao som da sanfona do Grupo  Musical Boranelli,  de Salto do Itararé-PR.
No mês de maio, as mães que participam dos grupos de convivência desenvolvidos no CRAS e das crianças e adolescentes do Projeto Social Municipal “Casa do Pequeno Aprendiz” foram homenageadas pela passagem de seu dia. 
Finalizando as atividades do bimestre, na tarde do dia 29 de maio, o CRAS e a Coordenadoria Municipal de Esportes/PROES promoveram uma tarde de atividades físicas à comunidade, aos participantes do CRAS, Pequeno Aprendiz e Lar São Vicente de Paulo. A atividade fez parte do Dia do Desafio.
A equipe do CRAS ressalta que desenvolve semanalmente reuniões com os grupos de convivência conforme a faixa etária sendo: crianças de 00 a 06 anos e suas famílias, crianças e adolescentes de 06 a 15 anos, adolescentes acima de 15 anos, gestantes e idosos e todas objetivam o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e a prevenção a situações de risco, assegurando o acesso a direitos.
Maiores informações: Rua José Benini, 725 – CDHU 1,  telefone: (15) 3565-3031 ou http://crasitaporangasp.blogspot.com.br.





Atleta da Seleção Brasileira de Judô treina equipe ProES de Itaporanga

(Da Coordenadoria de Esportes de Itaporanga) Aconteceu neste sábado (15) no Centro Comunitário do CDHU ao lado do CRAS o 3º Treinamento para Competição, desta vez, aplicado pelo Faixa Preta Ariovaldo Maciel, atleta que integrou a seleção paulista e brasileira de Judô.
Ari, que é natural de Itaí/SP, iniciou seus treinamentos em um projeto social sob orientação do prof. Celso Negrão, já lutou no “Projeto Futuro” em São Paulo, fez parte das seleções Brasileira sub-20 e Paulista sub-23. Com mais de 50 títulos em competições oficiais hoje integra a equipe de Judô Mata Sugizaki de Botucatu, estudante de Educação Física, se divide entre os seus treinamentos e as aulas nos projetos sociais de Botucatu.
O treinamento teve por objetivo trazer novos conceitos técnicos para os atletas itaporanguenses, pois Ari tem larga experiência em competições, além de uma visão de quem está todos os dias em combate por um título ou uma vaga em seleções.
 
Sensei Tadeu, responsável pelos treinamentos de Judô do ProES, falou durante o evento que, para a formação de um judoca, é necessário instruí-lo com o conhecimento filosófico e marcial do Judô e também a orientação técnico-competitiva, assim o atleta será conhecedor das artimanhas do tatame e da luta competitiva que evolui constantemente em relação às regras e ao modo de lutar.
 
“Lutar na academia é uma coisa, é Judô mesmo, é algo mais profundo e lutar nas competições é um Judô com muitas regras, tem tempo e espaço pré-determinado, nem sempre o bom lutador na academia consegue ir bem num campeonato. Muitas técnicas que eu ensino não se pode aplicar nas competições porque não são válidas. O Judô na academia é arte marcial japonesa e o outro é desporto, mas a competição também é importante para o aluno testar seus limites e o quanto sua técnica está melhorando”, explicou o Sensei.
 
A preparação dos alunos de Judô do ProES segue o calendário elaborado pelo Coordenador de Esportes de Itaporanga Thiago Macedo que, junto ao Prefeito Zé do Nute, estiveram visitando o projeto no mês de abril e pediram muita dedicação dos alunos para formarem uma equipe adequada para as disputas dos campeonatos da região. O Judô do ProES - Projeto Esporte Social de Itaporanga conta atualmente com uma equipe de 15 atletas prontos para competição e  a Coordenadoria de Esportes de Itaporanga, em conjunto com a Prefeitura Municipal, estuda a possibilidade de inclusão dos judocas no Circuito Oficial da Federação Paulista de Judô. 
Equipe de Judô do ProES

ProES Voleibol de Itaporanga faz sua primeira partida oficial

No sábado, dia 15, aconteceu a primeira partida oficial das equipes de voleibol do ProES - Projeto Esporte Social de Itaporanga.
Sob comando do Prof. Valdemir Marques Ferreira,  os atletas viajaram até a cidade de Salto do Itararé para duas partidas amistosas.
A partida feminino, realizada no sistema melhor de três sets, a equipe do Salto do Itararé venceu por 2 x 0 sets, com parciais de: 28 x 26 e 25 x 23. No masculino, no sistema melhor de cinco sets, a equipe do Salto do Itararé venceu por 3 x 1 set, parciais de 25 x 20 para Itaporanga, 25 x 22, 25 x 21 e 25 x 19 para equipe de Salto do Itararé.
Segundo o Prof. Valdemir, apesar da derrota, o rendimento das equipes de Itaporanga foi considerado satisfatório, pois as equipes são recém-formadas e contam com apenas 60 dias de treinamentos. Além disso, é a primeira partida desde o inicio do projeto ProES. Soma-se também a idade da equipe feminina de Itaporanga, que foi inferior à equipe saltense, onde a equipe de Itaporanga é formada por meninas nascidas em 1998 e 1999 e a equipe saltense 1996 e 1997 e a equipe masculina, formada por garotos nascidos em 1996, 1997, 1998 e 1999, enquanto a equipe saltense, 1995, 1996, 1997 e 1998.
De acordo com o Coordenador Municipal de Esportes Thiago Macedo, essas partidas inaugurais são de grande valia para o ProES, pois alguns alunos nunca haviam participado de partidas oficiais e, à partir de agora, terão mais motivação para treinar e buscar melhores resultados nas próximas partidas amistosas e competições que estão por vir. Para encerrar, Thiago destaca que a proposta da Coordenadoria de Esportes, juntamente com a Prefeitura Municipal é a integração cultural dos alunos que, com essas viagens esportivas, agreguem novos valores e conhecimentos, indispensável para se tornar um grande cidadão ou cidadã, pilar fundamental da criação do ProES - Projeto Esporte Social.

Equipe Masculina de Voleibol do ProES

Equipe Feminina de Voleibol do ProES

Futsal Feminino do ProES – Projeto Esporte Social, teve semana com 2 jogos.



O futsal está entre os esportes mais praticados no mundo, o jogo inventado em 1933 na Associação Cristã de Moços de Montevidéu, pelo professor uruguaio Juan Carlos Ceriani, tornou-se rapidamente popular entre os brasileiros. É possível verificar a prática do esporte em diferentes estabelecimentos como clubes, escolinhas, empresas, universidades e também no cotidiano escolar, como conteúdo da disciplina de Educação Física. A participação das mulheres no futsal vem aumentando gradativamente ao longo dos anos; assim como no âmbito social a inserção da mulher no esporte tem-se se pautado por um processo bastante conturbado, marcado principalmente por barreiras e dificuldades, algumas já vencidas e outras ainda por serem superadas é possível perceber que a busca da mulher pelo futsal vem crescendo mesmo com um discurso preconceituoso e estereotipado que historicamente ainda predomina na sociedade. A equipe de futsal feminino do ProES (Projeto Esporte Social) fez sua primeira partida nesta sexta-feira 20 de junho, o time jogou contra a equipe de Barão de Antonina no conjunto poliesportivo Aldrovando Antunes e fizeram bonito derrotando a equipe adversaria pelo placar de 11 a 05, com gols de Thais, Bianca, Paula, Paola e Patrícia. No domingo 23 de junho a equipe enfrentou a equipe de Itaberá também no conjunto Aldrovando Antunes e a equipe do ProES venceu pelo placar de 09 a 06 com gols de Graciely, Paula, Paola, Thais, Patrícia e Jamilly.
Os amistosos servirá como preparação para os Jogos regionais que serão disputados no segundo semestre. O ProES (Projeto Esporte Social) de Itaporanga oferece a população varias modalidades esportivas como: Futebol de Campo, Futsal masculino e feminino, Voleibol e Judô, sem cobrança taxas ou mensalidades e com Professores de educação física especializados nos esportes; o ProES conta com total apoio da Prefeitura Municipal de Itaporanga através do Prefeito José Carlos do Nute, da Coordenadoria de Esportes, CRAS e Secretaria de Assistência Social.
Professor de Educação Física Célio Garcia Rodrigues CREF: 090096 G/SP.
Equipe de Itaporanga

Equipe de Barão de Antonina

Equipe de Itabera